Cartomancia

A cartomancia é o método de adivinhação que usa cartas vindas de um baralho normal ou de tarot. O sufixo “mancia” significa que a palavra provém de um método de adivinhação do futuro.
Foi uma arte muito consultada pelos antigos para resolver problemas pois também serve de ajuda na tomada de decisão.
Pouco se sabe sobre a origem deste método divinatório, tal como a sua vinda para o Ocidente, chegando-se mesmo a afirmar que esta chegou através dos ciganos, em 1120 depois de Cristo. Outra hipótese sobre a chegada da Cartomancia foi pelas mãos dos árabes.
As cartas da época eram constituídas por materiais rudimentares, tal como fibras de madeira e de plantas.
Só por volta do século XVI é que toda a Europa conhecia o verdadeiro valor das previsões da Cartomancia.
Diferencia-se do tarot, na medida em que o valor numérico é que é utilizado para a compreensão e a associação do resultado, e não as imagens.
A data de nascimento tem uma grande importância nesta arte, estando relacionada a uma das 52 cartas do baralho de cartas, ou seja, cada pessoa vive permanentemente sob a influência de uma carta correspondente ao dia em que nasceu e que reúne vários elementos significativos para uma possível ajuda no conhecimento dos nossos aspectos ocultos e no desvendar da nossa missão de vida.
Estas 52 cartas também estão relacionadas com diferentes sectores da nossa vida, tal como o amor, a profissão, a saúde e a situação financeira.
Cada naipe (ouros, paus, copas ou espadas) representa um dos quatro elementos da Natureza: ar, fogo, água e terra, e uma das quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno, respectivamente. Também se relacionam com os signos associados aos elementos anteriormente mencionados. Do ar, fazem parte os signos: Gémeos, Balança e Aquário. Do fogo, fazem parte os signos: Carneiro, Leão e Sagitário. Do elemento água faz partes os signos: Caranguejo, Escorpião e Peixes. E da terra fazem parte os signos: Touro, Virgem e Capricórnio.
Como já reparámos, os diferentes naipes podem se relacionar com diferentes aspectos. Hoje em dia, já se conhece a relação entre os naipes e a inteligência, intuição, compaixão e depressão. Este tipo de classificação foi sugerido por antigos filósofos quanto à natureza humana a nível colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Na leitura das cartas, verifica-se uma tendência para as de cor vermelha apontarem para características femininas, enquanto que as cartas de cor preta, apontam para as masculinas.

Os significados abrangem datas nos cálculos das previsões, tal como:
· Copas
21 De Fevereiro à 21 de Março
22 De Junho à 22 de Julho
22 De Outubro à 22 de Novembro
· Paus
22 De Março à 22 de Abril.
23 De Julho à 23 de Agosto.
23 De Novembro à 20 de Dezembro.
· Ouros
21 De Dezembro à 21 de Janeiro.
23 De Abril à 20 de Maio.
24 De Agosto à 20 de Setembro.
· Espadas
22 De Janeiro à 20 de Fevereiro.
21 De Maio à 21 de Junho.
21 De Setembro à 21 de Outubro
Curiosidades:
· Se adquirir um baralho com a finalidade de leitura, não o utilize para nenhuma outra função;
· Para limpar o baralho de qualquer tipo de energia que esteja concentrada no baralho, passe-o por uma chama de incenso.



“Cartomancia”. Acedido a 2 de Março de 2008, em: http://www.terra.com.br/planetanaweb/flash/guiacosmico/futurama/cartas6.htm

“Cartomancia”. Acedido a 9 de Março de 2008, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartomancia

“Cartomancia”. Acedido a 9 de Março de 2008, em:
http://www.abbra.com.br/outrostemas1.htm

Sem comentários:

O que achou deste blog