O Confronto: Paranormal versus Ciência

O paranormal, também chamado por parapsicologia, é definido cientificamente como sendo o estudo de fenómenos psíquicos, de origem supostamente sobrenatural, associados à experiência humana. A parapsicologia estuda a hipótese da existência de uma forma de obtenção de comunicação que abstraia a utilização dos sentidos humanos conhecidos (por exemplo telepatia e clarividência), e a hipótese da existência de uma forma de acção humana sobre o meio físico em que não seria utilizada qualquer força física (por exemplo a telecinese).
A ciência é o conhecimento que abrange verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Estas investigações dependem muito da lógica, e fazem-se com o método hipotético-dedutivo, o que implica o recurso à experiência e à dedução do cientista.
A questão principal é o que o mundo científico pensa a respeito do estudo e do conhecimento da parapsicologia e se o pode considerar certo e possível.
Até hoje ainda não foi possível provar nenhum dos conhecimentos paranormais o que resulta numa grande dificuldade em relação à adesão de crentes, principalmente a nível dos cientistas. Para além disto, existem pessoas que simplesmente não acreditam na ciência, baseando-se na sua própria fé.
Ao contrário do que os parapsicólogos querem, os cientistas não conseguem, ou pelo menos ainda não conseguiram, comprovar os acontecimentos paranormais de uma forma plausível. Outros pesquisadores assumem a posição de que modelos científicos já existentes são adequados para explicar alguns destes acontecimentos, tal como os estudos de percepção e de memória.
Apesar disto, existem pontos em que estas duas vertentes estão de acordo, um deles é, ao contrário do que possamos pensar, a impossibilidade de comunicação com o mundo dos mortos. Tanto a ciência como a parapsicologia desmentem totalmente esta possibilidade. Outro ponto de concordância entre as duas vertentes é que ambas dizem que existem fenómenos causados pelo nosso próprio inconsciente.
A ciência choca com a parapsicologia na medida em que é considerada um empecilho, pois ela contradiz todas as provas que esta considera como verdadeiras.
A fraude é considerada como um grande problema para o estudo da parapsicologia, pois ainda fazendo a ciência perder tempo a estudar acontecimentos que são falsos, perdem oportunidades de algum estudo mais importante e faz com que os mais cépticos e a ciência contestem a sua veracidade.
Carl Sagan no seu livro O Mundo Assombrado pelos Demónios, afirma que a ciência não conhece tudo, e está cada dia a actualizar os seus princípios. Afirma que a ciência não pode julgar o que é certo ou errado se não houverem provas concretas, podendo mostrar apenas onde podemos encontrar a resposta pretendida. Também centra o facto de a ciência ter que possuir um pouco de imaginação naquilo que está a estudar para que possa ter sucesso, partindo de nós a escolha da melhor explicação sobre algum acontecimento, de maneira a estarmos abertos a novas sugestões.
Existem dois extremos, o céptico dogmático (recusa total da existência de forças paranormais sejam elas quais forem), e as pessoas que têm muita fé (conseguem aceitar qualquer força paranormal, mesmo que absurda).
A ciência não renega a hipótese de, no futuro e com novas tecnologias, considerarem que os acontecimentos paranormais existem mesmo e possam ser, finalmente, considerados como uma ciência, esperando assim por alguma prova concreta.
Recentemente, conseguiram-se registar sintonias entre duas mentes, mas os cientistas não têm resposta face a este acontecimento, ficando assim só com a teoria da telepatia vinda da parapsicologia.
Apesar de, recentemente, os cientistas se recusarem a entender os fenómenos paranormais, no passado existiram alguns estudiosos que acreditavam com certeza absoluta, sem precisarem de algum tipo de prova concreta, neste tipo de fenómenos.






Bibliografia:

Grupo de alunos do Colégio Expoente. “Paranormal vs Ciência”. Acedido a 30 de Setembro de 2007, em:
http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/confronto_uexbv_b/poderesparanormais.htm

Wikipédia. “Parapsicologia”. Acedido a 3 de Outubro de 2007, em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parapsicologia

Wikipédia. “Ciência”. Acedido a 3 de Outubro de 2007, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência

Sem comentários:

O que achou deste blog