Mediuns famosos e comprovados pela Ciência.

Nettie Colburn e o presidente americano Lincoln:

Nettie Colburn, considerada uma das adivinhadoras mais promissoras dos USA, estava de passagem por Washington quando deu uma sessão mediúnica, assistida pela mulher do Presidente Lincoln, em 1862, que a convidou a ir à Casa Branca.
Na presença do Presidente Lincoln, Nettie entra em transe e durante quase uma hora, despojada de timidez, com uma voz e maneirismos masculinos, falou com grande segurança sobre os problemas políticos que preocupavam o Presidente, abordando sobretudo a abolição da escravatura. Disse resumidamente, o seguinte:
-“ Estão a exercer uma enorme pressão sobre si, com vista a dissuadi-lo da próxima proclamação da emancipação dos escravos negros, porém tem resistido a todas as intimidações. Deus quer que não ouça os argumentos dos seus conselheiros, pois consideram que uma tal medida é actualmente inoportuna. Se passar aos actos sem hesitar, acelerará a derrota dos sulistas, a guerra civil terminará rapidamente e salvará a vida de dezenas de milhares de soldados, permitindo que centenas de milhar de homens e mulheres de cor negra obtenham uma dignidade que os levará a contribuir de bom grado para o desenvolvimento da nossa pátria…”

Abraham Lincoln mostrou-se fortemente impressionado e seguiu o conselho. Sobre esta ocorrência Sir Conan Doyle escreveu: “ Tratou-se de um dos momentos mais importantes da história do Espiritualismo e, talvez, também da história dos Estados Unidos.”, no The History of Spiritualism ( A História do Espiritualismo)(Psychic Press Ltd. Londres) As consequências da profecia de Nettie Colborn falam por si..

Bibliografia:

Buescher, Jonh (s.d.),
http://www.spirithistory.com/lincoln.html, Unlocking the Mistery of a Lincoln Relice, acedido em 7 de Março de 2008.

Colburn, Nettie (1917),
http://www.harvestfields.ca/ebook/02/015/00.htm, WAS ABRAHAM LINCOLN A SPIRITUALIST?, acedido em 13 de Maio de 2008.

Taylor, Troy (2003), http://www.prairieghosts.com/a_lincoln.html, SÉANCES IN THE WHITE HOUSE?Abraham Lincoln & The Supernatural, acedido em 13 de Maio 2008.



Os irmãos Davenport:

Ira Erastus e William Davenport revelaram desde infância dons mediundicos pouco comuns. Fazer girar mesas, levitar, obter mensagens através da escrita automática consistem nas primeiras etapas destes dois irmãos.
Em 1957 aos 18 e 16 respectivamente deixaram perplexos os professores da Universidade de Harvard (USA) ao provocarem certos fenómenos como o aparecimento de uma “mão fantasma”, deslocação de objectos, etc enquanto uma corda bastante grossa os impedia de fazer o mínimo movimento. Estes resultados surpreendentes mantiveram-se assim quer perante centenas de espectadores, quer sobre o olhar de inúmeras comités científicas. Quando obtiveram a consagração no país natal partiram para Londres, no ano de 1684 providenciando sessões aos aristocratas onde materialização corpos humanos de aparência etérea e impalpável, ao som de árias interpretadas por vários instrumentos musicais que não se encontravam na sala e que os irmãos Davenport nunca tinham tocado. Partiram para a França em 1865 e foram recebidos no Palácio de Saint-Cloud por Napoleão III e a imperatriz Eugénia, que ficaram encantados com o ”espectáculo único do género” dos dois jovens irmãos; foi em Paris que o celebre ilusionista Robert Houdin foi convidado a descobrir se os irmãos utilizavam ou não subterfúgios, concluindo que os fenómenos provocados eram inexplicáveis mas sem sombra de dúvida verdade. Continuam numa digressão pela Irlanda, Alemanha, Bélgica, Rússia, Suécia, Polónia e partem para a Austrália em 1876.
Aos 36 anos, morre William , considerado o mais novo dos mais eminentes embaixadores americanos da mediunidade em Sidney e Ira juntou-se a ele em 1911.



Bibliografia :

Taylor, Troy (2003), http://www.prairieghosts.com/davenport.html, The davenport brothers: Were they Mediums or Magicians?, acedido em 14 de Abril de 2008.

Desconhecido(s.d.), http://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_Brothers, Davenport brothers, acedido em 14 de Abril de 2008.

Nickell, Joe ( Julho-Agosto 1999),
http://findarticles.com/p/articles/mi_m2843/is_4_23/ai_55208044, The Davenport brothers: religious practitioners, entertainers, or frauds?, acedido em 14 de Abril de 2008.

Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.


Daniel Douglas Home:

Considerado “o médium dos imperadores e dos Reis” nasceu em 1833, em Edimburgo, onde foi criado pela tia. Aos 13 anos as suas faculdades mediúnicas manifestam-se e são confirmadas com a chegada da noticia da morte do melhor amigo e depois da morte da mãe, posteriormente à visão de Daniel; estando ambos os defuntos a centenas e milhares de quilómetros de distância respectivamente. Por esse motivo foi expulso de casa pela tia que o achava conivente do diabo, e vai hospedar-se em casa de amigos dos seus pais, onde conduz sessões mediúnicas e espíritas e dá os primeiros passos no campo da cura. A sua reputação leva-o como aos irmãos Davenport a digressar pela América e Europa, recebido por Napoleão III, Czar Alexandre, Imperador Guilherme I da Prússia e pelos monarcas da Baviera e de Wutemberg. Durante a sua digressão Home é encorajado pelo respeito e simpatia com que o tratam em oposição à hostilidade dos meios cientifico e religiosos do seu país natal: a Grã-Bretanha.
Apesar da sua saúde precária, Home progride e distingue-se como curandeiro, e na sua grande especialidade: a levitação; Home consegue erguer-se no ar e deslocar-se vários metros ou fazer voar objectos que chegam a pesar toneladas. O Professor Crookes designa-o como “ depositário de capacidades cientificamente ainda inexplicáveis mas indubitavelmente autênticas", após um série de teste efectuados em laboratório. Testemunho de integridade, desinteresse e idealismo ao longo da sua carreira ; quando lhe ofereceram duas mil libras para fazer uma sessão publica em Paris, Home declina dizendo : -“Estou aqui para cumprir uma missão, que tem como objectivo provar a imortalidade da alma. Nunca aceitei, nem aceitarei dinheiro em troca.” Foi prejudicado por um escândalo duma falsa acusação de fraude porque uma viúva rica lhe doou uma enorme quantia de dinheiro que este remeteu para a caridade. Abalado com tanta injustiça e também porque as sessões que leva a cabo, o consumiam sucumbe a uma tuberculose pulmonar no dia 21 de Junho 1886 em Paris.


Bibliografia:

Kardec,Alan (Setembro,1863),
http://www.espiritismogi.com.br/biografias/daniel_douglas_home.html , Revista Espírita , Daniel Douglas Home, acedido em 10 de Março de 2008.

Desconhecido(s.d.),
http://antigravitypower.tripod.com/BioGravity/DDHome.html, Daniel Douglas Home, acedido a 10 de Março de 2008.

Taylor, Troy (2002),
http://www.prairieghosts.com/ddhome.html , THE MAN WHO COULD FLY?The Mystery of Daniel Douglas Home, acedido a 10 de Março de 2008.

Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.



Mrs. Hope:


Naturalidade inglesa, nascida em 1849.
Os seus companheiros de brincadeira na infância eram espíritos de crianças que haviam morrido precocemente . Na adolescência revela aptidões de vidente e de médium poliglota. Conseguia produzir massa ectoplásmica suficiente, de forma a provocar aparições corpóreas. Na sua presença “crianças mortas fugiam e escondiam-se de suas mães; raparigas encantadoras apresentavam-se perante a assistência e permitiam-lhes que se fizessem moldes das mãos e dos pés.”
Por esse motivo , foi submetida a testes conclusivos em Inglaterra e na Rússia.
Mrs Hope intrigou durante muito tempo os cientistas por puder fazer surgir do nada rosas ou lírios verdadeiros, mas que desapareciam completamente ao fim de alguns dias ou semanas, mantendo-se sempre conservadas em esferas seladas.

Bibliografia:

Coyle, Arthur Conan (1930),
http://gutenberg.net.au/ebooks05/0500151.txt, The Edge of the Unknown, acedido a 15 de Maio de 2008.


Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.



Florence Cook:


Nasceu em 1856 na parte Este de Londres, e a sua mãe dizia que esta desde que era pequena sentia a presença de espíritos, embora os seus dons mediunicos só se tenham manifestado aos 15, quando esta fez levitar um móvel enquanto fazia uma sessão com os amigos por brincadeira. Durante a sua adolescência Florence começou a conduzir sessões mediunícas em sua casa e ficou conhecida por conseguir materializar caras de Espíritos.

Devido à sua crescente popularidade tornou-se noutra “cobaia” do Professor Crookes que na altura presidia o Society for Psychical Resarch, Florence durante os testes entra num estado de transe mediúnico tão profundo que provoca materialização de um espírito que diz chamar-se Katie King, o ilustre investigador fotografou o espírito 44 vezes seguidas e os seus relatórios foram publicados á medida que as experimentações tinham lugar.
Muitas destas fotografias foram reproduzidas na obra Le Spiritisme ( O Espiritismo) do doutor Paul Gibier, acompanhadas de extractos extensivos do Professor Crookes. Estes relatam as palavras e os gestos da aparição palpável que pôde observar de perto em condições isentas de mistificação ou ilusão. Nas fotografias tiradas por Crookes, Florence Cook e Katie Holmes têm a mesma aparência material, levando alguns a afirmar que Florence se materializa a si mesma, e desse modo é o fantasma de si mesma. Esse facto também serve de falso argumento, para desacreditar as capacidades de Florence. Mas o certo é que Katie King era o espirito guia de Florence e como tal podia ter escolhido adoptar a aparência da jovem médium.


Bibliografia:



Taylor, Troy (2003), http://www.prairieghosts.com/florence.html, Florence Cook & the enigmatic Katie King, acedido em 3 de Maio de 2008.

Desconhecido (s.d),http://www.ceticismoaberto.com/referencias/katieking.htm, Florence Cook, Katie King, acedido a 3 de Maio de 2008.

Carneiro, Vitor Ribas; Lucena, António de Sousa e Godoy, Paulo Alves(s.d.), http://www.feparana.com.br/biografias/crookes.htm, ABC do Espiritismo, acedido em 5 de Maio de 2008.

Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.


Eusápia Paladino:

Nascida a 21 de Janeiro de 1854 em Abruzzes, Itália, órfã de mãe que faleceu durante o parto, e de pai que aos oito anos de idade é assassinado por brigantti à sua frente, cresce sob a alçada da avó, que pelas suas habilidades fora do comum a maltrata. Eusápia foge e refugia-se em Nápoles, na casa dos Migaldi dos quais se torna criada. Uma noite os patrões de Eusapia convidam-na a entrar numa sessão espírita que haviam organizado, já que o espiritismo estava em alta na burguesia italiana. Nessa sessão, Eusapia chama a si uma personagem fantasmática que extrai o seu Perispirito da energia desta, por esta ocorrência Eusapia ganha fama e passa a enfrentar o grande público.
Em 1891 o Doutor Lombroso convida-a a ir ao seu laboratório em Turim pois a comunidade médica tinha ganho interesse nas suas habilidades e queriam submetê-la a uma combinação de testes.
Após os testes Lombroso e os seus técnicos, todos eles cépticos, utilizam toda a sua autoridade cientifica para defender a realidade das levitações e materializações constatadas. Mesmo assim, no mesmo ano uma comissão especial reunida em Nápoles, sob a presidência de um professor da faculdade de Medicina, confirmará a impossibilidade de fraude. Entre 1905 a 1908, a italiana é vista “à lupa” por uma plêiade de cientistas franceses que persistem em localizar a fonte exacta das suas faculdades, impondo-lhe experiências singularmente penosas, entra os quais : Pierre e Marie Curie, Henry Bergson, o professor Ritchet, Camille Flammarion, Paul Langevin, Edouard Branly, o coronel Rochas…que confirmaram e testemunharam irrefutavelmente o alcance invulgar da sua mediunidade, Sir Oliver Lodge, professor de Filosofia Natural do Colégio de Bedford, Catedrático de Física da Universidade de Liverpool, Reitor da Universidade de Birmingham, e presidente da Associação Britânica de Cientistas, apresentou um relatório à Sociedade de Pesquisas da Inglaterra, dizendo, entre outras coisas:
"...qualquer pessoa, sem invencível preconceito, que tenha tido a mesma experiência, terá chegado à mesma larga conclusão, isto é, que atualmente acontecem coisas consideradas impossíveis... O resultado de minha experiência é convencer-me de que certos fenômenos geralmente considerados anormais, pertencem à ordem natural e, como um corolário disto, que esses fenômenos devem ser investigados e verificados por pessoas e sociedades interessadas no conhecimento da natureza." . Eusapia, após ser testada fez uma digressão na América e morreu em 1918 na sua terra natal.


Bibliografia:


Carneiro, Vitor Ribas (s.d.), http://www.espiritismogi.com.br/biografias/eusapia_paladino.htm, ABC do Espíritismo, acedido em 9 de Maio de 2008.

Desconhecido, (s.d.) , http://pt.wikipedia.org/wiki/Eusápia_Paladino, Eusápia Palladino, acedido em 9 de Maio de 2008

Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.

Henry Slade:


Nasce em 1836, na escola era frequentemente punido por se pensar que emitia estalidos e batia com os pés no chão durante as aulas. Aos 24 anos obtém o raro dom da escrita directa, independentemente de tocar numa caneta ou não. “Uma ardósia colocada relativamente perto dele cobre-se de mensagens escritas por mãos invisíveis” , encorajado pelas suas habilidades segue os passos de outros médiuns americanos. Visita Londres, Países Baixos, Rússia e Alemanha, é lá que é submetido a exames por o Professor Zolner, bem como outros médicos de renome em Leipzig, Surpreendeu toda a comunidade cientifica com ardósias escritas em alemão arcaico( língua que Henry desconhecia por completo). Em Inglaterra todos os cientistas habituados a testar e controlar médiuns são unânimes quanto a veracidade do dom de Slade e sublinham que trata-se de um médium singular pois enquanto os seus homónimos têm uma produtividade variável e a maioria das vezes exigem a penumbra; Slade encontra-se em perfeitas condições do principio ao fim das sessões, efectua-as em pleno dia e produz sem menor dificuldade, ao mesmo tempo a materialização de mãos, o deslocar e levitar objectos pesados, tocar instrumentos musicais sem intervenção nenhuma, desencadear a escrita automática , e materializa parcialmente e totalmente entidades descarnadas. Por todas as actividades que Slade consegue desencadear a sua saúde deteriora-se e em 1886 é tratado de um ataque de apoplexia em Paris pelo doutor Paul Gibier. Este aproveita-se da situação e submete Slade a uma nova série de experiências que entram na sua obra Le Spiritisme onde faz uma descrição pormenorizada das experiências e uma análise intensiva de todas elas, nas quais se podem ler mensagens com escritas diferentes, redigidas em inglês, grego e francês.
Slade morre em 1905 em Michigan, Usa.


Bibliografia:


Desconhecido (s.d.), http://www.espiritismogi.com.br/biografias/slade.htm, Biografia de Henry Slade, acedido a 25 de Maio de 2008.


Desconhecido(s.d.), http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Slade, Henry Slade, acedido a 26 de Maio de 2008.


Passic, Frank (2008), http://www.albionmich.com/history/histor_notebook/931017.shtml, Henry Slade, acedido a 25 de Maio de 2008.

Sciuto, Giovanni ( Setembro 2000), O Livro do Espiritismo, Edições RVNA, acedido a partir de 3 de Maio.




1 comentário:

Anónimo disse...

Muy interesantes artículos.
Muchas gracias.
Xavi.
http://www.cemyd.com
http://www.espiritas.es
http://es.groups.yahoo.com/group/espiritismo_estudios/

O que achou deste blog