A Radiestesia






























A palavra Radiestesia deriva de dois termos: do latim Radius, “radiação” e do grego aisthesis, “sensibilidade” e é considerada uma pseudo- ciência, milenar já usada no Egipto no tempo dos faraós e na China há mais de 2000 mil anos para se encontrar fontes de agua e minérios. Até a própria cidade de Roma foi construída num local escolhido por um radiestesista. Hoje em dia este é vista como um caminho espiritual que permite encontrar dentro do inconsciente do Radiestesista ( praticante de Radiestesia) respostas verídicas às suas perguntas , através da intuição, e desenvolvimento da sensibilidade a diferentes tipos de energia, pois esta parte do pressuposto que tudo no universo emite energia, com diferentes intensidades .
Existem vários instrumentos usados na prática radiestésica como o pêndulo, (um peso suspenso por uma corrente) de diferentes formas e feitos o peso é normalmente uma pedra ou um minério, como a aventurine ou a hematite sendo os mais comuns de quartzo. Os pêndulos são os instrumentos mais utilizados actualmente, mas também existem : a forquilha apenas empregue quando ao ar livre, com uma sensibilidade muito grande para detectar aquedutos e jazidas minerais, o Aurameter utilizado em medições envolvendo o campo energético dos seres Humanos e por isso requer uma grande sensibilidade por parte do operador e o Dualrod, que é um aparelho que analisa os chacras.
A Radiestesia tem imensas utilidades como descobrir que produtos podemos e devemos consumir, descobrir erros de fluidez de energia e desse modo curar, encontrar objectos ou pessoas perdidas, jazigos ou para adivinhação, para a agricultura(qualidade das sementes qualidade dos terrenos), arqueologia, geologia, investigação policial,feng shui, medicina alternativa: diagnóstico, homeopatia, florais de Bach,e até psicologi.a
É importante sublinhar que não são os instrumentos utilizados que captam as energias do mundo mas sim a mente humana(inconsciente) que as comunica à parte consciente do radiestesista através de uma linguagem pré estabelecida pelo próprio, os movimentos do pendulo são resultado do fluxo nervoso ao passar pelas sinapses. Os passos para uma sessão de radiestesia de sucesso são:
1- Relaxar, limpar a mente e lentamente começar a meditar( concentre-se) .


2-Pegar no pêndulo e segurar a extremidade da corrente entra o polegar e o indicador.

Posicionar a outra mão em baixo do pêndulo mas sem lhe tocar ou dois dedos abaixo do umbigo.


3-Faça, se for uma primeira vez uma pergunta à qual saiba a resposta. Por exemplo “Eu Chamo- me X?” observe a rotação do pêndulo e memorize-a pois essa é a resposta “Sim!” . Só faça perguntas de resposta Sim/ Não.


4- Faça o mesmo que em 3 mas agora mude o seu nome para descobrir o “Não”.
(Também pode pedir ao pêndulo para lhe mostrar o Sim e o Não)


5- Pergunte ao pêndulo se lhe fizer perguntas ele vai responder com a verdade a todas as questões que lhe propuser. Se este responder que sim pode começar a perguntar o que lhe interesse.


Atenção: Não exigir respostas imediatas, nem fazer troça dos pêndulos ou dos resultados, pois o pêndulo pode girar fora do controlo e partir-se ou magoar alguém.
Se por alguma razão se obtiver uma resposta que não corresponde com a realidade a culpa é inteiramente do radiestesista pois: é necessário ser-se muito especifico sobre o que se quer saber e por vezes complementar a pergunta com pormenores, as perguntas têm de ser claras e o raciocínio lógico, não se pode pedir opiniões ao pêndulo pois este baseia-se no seu inconsciente e como você se vê a si, não deve haver interferências na concentração do operador nem barulho excessivo, mau ambiente ou muita gente onde a sessão esta a ocorrer.

A opinião dos cépticos em relação à Radiestesia
Os cépticos alegam que esta actividade não emprega o meio cientifico, e que os radiestesistas não oferecem uma explicação convincente sobre como este fenómenos funciona baseando-se no efeito ideomotor - “influência da sugestão na modificação e direccionamento do movimento muscular, independente de volição [vontade consciente]”, identificado pelo psicólogo e fisiologista William B. Carpenter em 1852, em que minúsculos movimentos musculares inconscientes, produzidos por sugestão, sendo responsáveis pelo movimento dos objectos envolvidos, esses movimentos por serem totalmente inconscientes, podem enganar mesmo as pessoas mais esclarecidas, que se apegam então a explicações paranormais.





Bibliografia:




Vhaney, Paul (s.d.)http://paginas.terra.com.br/saude/pavhane/comorad.htm Aprenda sobre a Radioestesia , acedido a 27 de Março de 2008




Desconhecido (s.d.), http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/37/radiestesia-uma-pseudociencia, Linha Céptica: Radioestesia uma pseudo ciência acedido em 20 de Março de 2008.




Nogueira, Sérgio (s.d.), http://radiestesia.br.tripod.com/tecnica.html , Radioestesia e Radiónica acedido em 23 de Março de 2008.




Vieira, Luciana (5 de Outubro de 2008), bp1.blogger.com/.../s400/radiestesia+2.jpg, Radioestesia e Radionica, acedido em 23 de Março de 2008.









Sem comentários:

O que achou deste blog