Dicionário do Paranormal:










Elaborei um pequeno dicionário sobre o significado de determinados termos no mundo paranormal de modo a dar ao leitor um maior entendimento sobre a matéria.

























Alma : (do latim anima; do grego anemos, que significa “ sopro”, “respiração”). Para uns, trata-se do princípio da vida material. Segundo outros é o principio da inteligência sem individualidade depois da morte.
Segundo as diferentes doutrinas religiosas trata-se de um “ser” imaterial, distinto com um corpo que lhe serve de invólucro. Este sobrevive ao corpo e conserva a sua individualidade após a morte. Existem 3 sentidos dados a esta palavra:
















-A alma espírita: o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, ou seja, o Espírito em estado de encarnação pertencente apenas à espécie humana.
-O princípio vital: o princípio motor da vida material comum a todos os seres orgânicos sejam estes homens, animais ou plantas. Por alma vital entende-se o principio vital individualizado num determinado ser.
-O princípio intelectual: o princípio geral da inteligência comum aos homens e animais. A alma intelectual corresponderá a esse mesmo princípio.
















Alucinação: ( do latim Hallucinare, que significa “errar”. Segundo a definição académica, poderá designar-se como “ilusão de uma pessoa que julga ter percepções que na realidade não tem”. Os fenómenos do foro paranormal, que provêm da emancipação da alma, provam que o que consideramos como alucinação é muitas vezes uma percepção real, sendo provocados por um estado anormal como o transe ou sendo um efeito das faculdades da alma liberta dos laços corporais.
















Aparição: Fenómenos através do qual os seres do mundo incorpóreo se manifestam de forma visível. Existem dois tipos principais:
















-A aparição vaporosa ou etérea; é aquela que é impalpável e impossível de agarrar, não oferendo nenhuma resistência ao toque.















- A aparição tangível ou estereológica; é aquela que é palpável, apresentando a consistência de um corpo sólido como o peso.














Clarividencia: Propriedade inerente à ama e que conferem a certas pessoas a faculdade de verem sem necessidade dos orgaos visuais.( ver lucidez)














Comunicação Espiríta: Manifestação inteligente dos Espíritos que têm por objactivo uma troca de pensamentos entre eles e os homens. As comunicações podem ser divididas em:














  • Comunicações frivolas, aquelas que se relacionam com temas futeis e sem importância.







  • Comunicações grosseiro, aquelas que se traduzem por expressões que chocam a decência.







  • Comunicações sérias, as que excluem a frivolodade, seja qual for o seu objectivo.







  • Comunicações instrutivas, as que têm por principal objactivo um Ensinamento dado pelos Espíritos a cerca das ciências, da moral, da filosofia, etc








Crisíaco: aquele que está em estado momentâneo de crise, produzida através de uma acção magnética. De um modo geral os crisíacos gozem de lucidez sonambúlica e/ ou da segunda visão.
Emancipação da alma: é um estado particular da vida humana, durante o qual a alma desliga-se dos seus laços materiais e recupera algumas das suas faculdades como Espírito, entrando mais facilmente em comunicação com seres incorpóreos. Este estado manifesta-se principalmente através de sonhos, soniloquia, da dupla visão, sonambulismo natural ou magnético e do êxtase.
















Encarnação: É o estado em que o Espírito é revestido por um corpo. A encarnação ao contrário das religiões Hindu e Budista só se dá em seres humanos e esta pode ter lugar tanto na Terra como em Universos paralelos.
Espírito: (do latim spiritus) tem o sentido de “seres inteligentes da criação e que povoam o universo fora do mundo físico” na Doutrina Espírita. A sua natureza íntima é desconhecida. O Espírito não é material no sentido comum da palavra mas também não é imaterial, na medida que se trata de alguma coisa; o Espírito é formado por uma substância da qual não nos apercebermos.




























Êxtase: (do grego ekstasis, significa a "desordem do Espírito"). É o paradoxismo da emancipação da alma durante a vida corporal que resulta na suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas; encontrando-se a alma fragilmente ligada ao corpo. Durante essa suspensão a alma pertence mais ao mundo dos Espíritos que ao mundo material. O êxtase pode ser natural e espontâneo mas também provocado por uma acção magnética.














Fatalidade: ( do latim fatalitas, derivada de fatum, “sina”): Destino inevitável. Doutrina que considera todos os acontecimentos da vida e, consequentemente, todos os nossos actos, decido à partida e submetidos a uma lei à qual não pudemos fugir. Há duas espécies de fatalidades: uma proveniente de causas exteriores que nos atingem e reagem sobre nós, designada por reactiva; uma fatalidade pessoal, que tem a sua fonte na própria pessoa e determina as nossas acções. No sentido absoluto da palavra, a fatalidade transforma o Homem numa maquina, sem iniciativa nem livre arbítrio e por consequência sem responsabilidade.
Srgundo a doutrina espírita, no momento em que se opta por uma nova existência e pelo tipo de provações a que deve submeter-se, o Espírito age em liberdade e os acontecimentos da vida são fruto das suas opções. O espírito conserva o livre- arbítrio em todos os actos a sua vontade, não estando de maneiro nenhuma obrigado. Apenas o instante da morte é algo fatal, na medida em que esta é inevitável.

Feiticeiros: ( do latim sors, derivado de sortis, significa “sortilégio”: Designação primitiva dos indivíduos que produziam sortilégios ou feitiços. Por extensão atribuído a todos aqueles com poderes sobrenaturais.














Ideias inatas: Ideias ou conhecimentos não adquiridos, que parecem ter nascidos connosco, são predisposições naturais que se revelam com mais frequência na infância. A sua explicação encontra-se na sucessão de existências do Espirito, os conhecimentos adquiridos em vidas passadas refletem-se em existências posteriores atraves das ideias inatas.














Iluminados: Classificação dada a certos individuos que pretendem ter sido esclarecidos por Deus de uma forma particular, sendo geralmente tidos como visinários ou como cerberos perturbados. Esta denominação tambem pode ser vista como o nome dado às pessoas que reebem comunicações inteligentes e espontaneas com Espiritos.














Magia, mágico: ( do grego magus, significa "ajuizado" e "sábio"; de mageia, significa "conhecimento profundo da natureza". Originalmente a magia era a ciência dos sábios, todos quanto tinham conhecimentos de astrologia e que se vangloriavam de predizer o futuro e faziam coisas extraordinarias e imcompreensiveis para o povo, eram desninados de sábios e mais tarde de mágicos ou magos.














Magnetizador, magnetista: O magnetizador é um curador pelo magnetismo, o magnetista é o que estuda e sabe a teoria. Podemos ser magnetistas sem sermos magnetizadores mas não podemos ser magnetizadores sem sermos magnetistas.














Manifestação: Acto pelo qual um Espírito revela a sua presença. Estas podem ser:















  • Ocultas, quando não têm nada de ostentivo e o Espirito se limita a agir sobre o pensamento







  • Patentes, quando são perceptiveis pelos sentidos.







  • Físicas, quando se traduzem em fenomenos matereais, tais como, barulhos, movimentos e deslocação de objectos.







  • Inteligentes, quando revelam um Pensamento ( ver Comunicação)







  • Espontaneas, quando são independentes da vontade e do local, sem que nenhum Espirito tenha sido chamado







  • Provocadas, quando são efeito da vontade, do desejo ou de uma evocação determinadas.







  • Aparentes, quando o Espirito se torna visivel ( ver Aparição).














Médiuns: ( do latim medium, significa " meio intermidiário". Pessoas acessiveis à influência dos Espíritos e mais ou menos dotadas das fauldades de receber e transmitir as suas comunicações. Para os Espiritos um médium é um intermidiário, é um agente ou um instrumento, conforme a natureza ou grau da faculdade mediadora. Esta faculdade relaciona-se com uma disposisão orgânica especial, susceptivel de ser desonvolvida. Distinguem-se diversas variedades de mediuns:















  • Médiuns de influência física: aqueles que têm o poder de provocar manifestações ostentivas. Subdividem-se em:







Médiuns motores- aqueles que provocam o movimento e deslocamento de objectos.








Médiuns tiptólogos- os que provocam barulhos e pancadas secas.








Médiuns aparitólogos- os que provocam aparições.















  • Médiuns de influência moral: Os que estão mais particularmente aptos a receber e transmitir as comunicações inteligentes. Estes podem ser destinguidos em:







Médiuns escritores ou psicógrafos: os que, sob influência dos Espíritos, possuem eles próprios a faculdade de escrever








Médiuns pneumatógrafos: aqueles que têm a faculdade de obter a escrita directa dos Espiritos








Médiuns desenhadores: aqueles que desenham sobre a influência dos Espíritos








Médiuns músicos: aqueles que executam, escrevem ou compõem sob a influência dos Espíritos








Médiuns falantes: transmitem através da palavra a vontade dos Espíritos








Médiuns Comunicadores: pessoas que através da vontade têm o poder de desenvolver nos outros a faculdade de escrever e falar.








Médiuns inspirados: índividuos que, tanto em estado normal como de extase, recebem comunicações ocultas atravês do pensamento, estranhas às suas ideias préconcebidas.








Médiuns de pressentimentos: Pessoas que em certas ocasiões têm a vaga intuição das coisas futuras.








Médiuns videntes: Pessoas que têm a faculdade de ver os Espíritos, tambem designada de segunda visão.








Médiuns sensitivos ou impressivos: Pessoas susceptives de sentir a presença dos Espiritos através de uma vaga impressão.








Necromancia: ( do grego nekros, "morte" e manteia, "adivinhação") Arte de evocar almas de mortos para obter revelações








Oração: A oração é uma invocação pela qual chamamos a nós determnado Espirito. A oração não pode desviar os decretos da Providência, mas pode trazer os Espiritos ons em nosso auxilio tanto para me darem apoio moral como para nos sugerirem os pensamentos necessários.








Oráculo: (do latim oros, " a boca"). Segundo as crenças pagãs consistia nas respostas dos Deuses as perguntas que lhes eram feitas geralmente trans mitidas pela boca da Pitonisa.








Perespirito: ( de peri, "em redr" e spiritus "espirito"). Invólucro semi-material do Espirito depois da sua separação do corpo, este extrai-o do mundo onde está ( mundo espirita) e modifica-o para outro mundo . O perespiritos pode tomar todas as formas que o Espírito desejar; mas normalmente apresenta a aparência da ultima vida corporal do Espirito.








Pneumatografia: ( do grego pneuma, "ar" "sopro" " Espirito", e de grapho, " eu escrevo"). Escrita directa dos Espíritos, sem o auxilio da mão de um medium.








Pneumatofonia: ( de pneuma, "ar" "sopro" " Espirito" e de phone, "som" ou "voz". Comunicação directa e verbal dos Espiritos, sem o auxilio dos orgãos de voz. Som ou voz que transmitem via ondas que se propagam e fazen ressoar nos nossos ouvidos








Psicografia: ( do grego psuké, "alma", e grapho, " eu escrevo"). é a transmissão do pensamento dos Espíritos, por meio da escrita, através das mãos de medium. No medium escritor, as mãos são um instrumento, mas aé a sua alma ou Espírito nele encarnado que se torna no intermediário e interprete do Espírito estranho que se comunica.















  • Psicografia directa : Quando é o próprio médium a escrever, segurando um lápis como na escrita normal.







  • Psicografia mediata ou indirecta : Quando o lápis é adaptado a qualquer tipo de objecto, que serve de certa forma como um apendice para a mão.







Psicofonia: ( so grego psuké " alma" e d phonê, "som". Transmissão dos pensamentos dos Espiritos atraves de um medium falante.








Reencarnação: Rgresso do Espírito à vida corporal. Esta pode er lugar logo após a morte ou depois de um lapso de tempo, durante o qual o Espirito se encontra errante e a reencarnação pode ter lugar em quarquer mundo, esfera ou Universo paralelo, mas sempre sob a forma de um humano.








Sonamblismo: ( do latim sonus, "sono", e ambulare, " andar". No sonambulismo, a lucidez da alma e a faculdade de ver está mais desenvolvida. Vê-se as coisas com mais precisão e clareza e o corpo pode agir so impulso da vontade da alma. O esquecimento absoluto ao acordar é um dos sinais caracteristicos do verdadeirosonambulismo, por causa da maior independencia a alma em relação ao corpo.








Telegrafia humana: ( telepatia) é a comunicação há distância entre duas pessoas vivas, que se evocam mutuamente.








Tiptologia: (do grego typto, "golpe", "pancada" e logus, "discurso"). Comunicação inteligente dos Espíritos por meio de pancadas secas.













  • Tiptologia por movmento: Quando as pancadas são dadas por um qualquer objecto em movimento, como por exemplo uma mesa que ao balançar bate com os pés e emite som.







  • Tiptologia intima: Quando as pancadas se fazem ouvir na própria substância do objecto que permanece imóvel.







  • Tiptologia alfabética: Quando os golpes secos designam as palavras do alfabeto, cuja reunião forma palavras e frases.







Vidente: Aquele que é dotado de segunda visão. Designam-se por este nome os sonambulos magnéticos embora não restrita ao estado sonambulo.








Visão ( segunda). Efeito de emancipaçao da alma qu se manifesta no estado de vigilia. Faculdade de ver as coisas ausentes como se estivessm presentes. Os dotados não vêem atraves dos olhos mas sim atraves da alma.








Visionário: Aquele, que falsamente, julga ter visões ou revelações. Poderá sem considerado como visionário todo aquele que tem ideias loucas e quiméricas.





Bibliografia:



Little, Sam (s.d.), http://www.deadwatchsociety.com/ParanormalTerms.html, Paranormal Terminology: acedido a 25 de Maio de 2008.



Desconhecido (s.d.), http://truthseekersmidlands.tripod.com/id47.html, Paranormal Terms: acedido a 26 de Maio de 2008



Desconhecido (07 de Março de 2008), http://www.paranormal.com/. Paranormal Dictionary: acedido a 26 de Maio de 2008



Kardec, Allan (Novembro 2002), colecção RVNA, Guia das Manifestações Espiritas: acedido a 15 de Maio de 2008


Sem comentários:

O que achou deste blog