Telecinese

A palavra telecinese provém das palavras gregas “Tele” e “Kinese”, que significam “mover à distância”.
Á capacidade de mover fisicamente um objecto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar ou só provocando o seu movimento, dá-se o nome de telecinésia. Este conceito está definido pela parapsicologia como sendo o movimento espontâneo de objectos, sem intervenção de força ou de energia observável.
Podemos encontrar diferentes nomes para este conceito, sendo o mais frequente TK.
Durante a história de toda a evolução humana, quando começámos a interagir com o meio que nos envolvia, mesmo sem querer, fomos evoluindo e desenvolvendo o poder de controlar a energia. Entretanto este poder foi deixado para trás sem qualquer razão certa, deixando-nos apenas com hipóteses. Continuamos com esta capacidade ainda hoje em dia, mas a única diferença é que esta “está adormecida”. Uma das hipóteses para termos deixado adormecer esta capacidade que um dia tivemos, é o facto de como os primeiros seres humanos que existiram tinham um estilo de vida muito retardado ao que temos agora, só tinham de caçar e de se reproduzir, logo deveriam pensar que a telecinese não lhes havia de ser útil, já que os braços e as pernas conseguiam cumprir os seus objectivos primários, e então, deixaram-na para trás.
Hoje em dia, ainda não existem evidências científicas de que esta capacidade possa ser controlada conscientemente. A parapsicologia demonstra que, se a telecinese existir, seria algo incontrolável, inconsciente e espontâneo.
Esta ideia não é a que aparece na maior parte dos filmes de ficção (onde é bastante salientada) e não é a ideia defendida pela maior parte dos supostos “paranormais”.
O exemplo mais famoso de telecinésia na ficção cientifica é a da personagem representada por Sissy Spacek no filme “Carrie”, de 1976, e que foi baseado no best-seller de Stephen King. O filme é do director Brian de Palma. Carrie é uma menina rejeitada pelos seus colegas, que resolve utilizar o seu “dom especial” quando é brutalmente humilhada na noite do baile de finalistas. Sissy foi nomeada a um Óscar por essa interpretação.


“Telecinese”. Acedido a 9 de Março de 2008, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecinésia

“Telecinese”. Acedido a 13 de Março de 2008, em:http://www.scribd.com/doc/1739249/Telecinese

Sem comentários:

O que achou deste blog