Ciência
Se nos perguntarmos pelo conceito de ciência ou simplesmente o que é a ciência, teremos que recorrer a uma disciplina externa, a filosofia da ciência.Filosofia da ciência é entendida como um nível de raciocínio lógico que nos conduz ao conceito de ciência e não como uma disciplina académica que utiliza muitas palavras em latim ou em grego.
Ainda que na actualidade a filosofia da ciência aceite a falta de sentido comum de muitas das proposições cientificas e a existência de coisas ou conceitos impossíveis, temos que ter em conta que para haver um avanço da ciência, há que resistir às tentações face a explicações fáceis da realidade, e rejeitar certos elementos de bruxaria ou magia negra, tal como energias negras, forças fictícias, dimensões e imaginações que não se podem provar ou até mesmo elementos que desaparecem em buracos negros por amor à arte ou à magia negra.
Concluindo, a filosofia da ciência cria o método científico para excluir tudo o que a natureza tem como subjectiva e, portanto, não é susceptível de formar parte do que denomina conhecimento científico.












Conhecimento Vulgar e Científico
O homem, face à realidade, pode assumir diferentes posturas. Pode seguir uma postura natural e espontânea, características que são associadas ao conhecimento vulgar, ou uma postura mais rigorosa, sistemática e crítica, que por sua vez são características associadas ao conhecimento científico.Vamos começar por explicar de forma explícita o que consiste cada um destes conhecimentos, descobrir as suas características, confrontando-as.
O conhecimento vulgar:A experiência vivida é a forma natural de contactar com as coisas que determina uma modalidade de conhecimento e, por ser acessível a todas as pessoas, designa-se por conhecimento vulgar, senso comum ou por conhecimento empírico, visto que a sua origem reside na experiência das pessoas ao contactarem directamente com as situações reais. De um modo geral e directo, vamos conhecendo os objectos que nos cercam, as pessoas com quem lidamos, a cidade, a aldeia ou a rua em que moramos. Não temos dúvidas quanto às paragens e aos autocarros que nos conduzem à escola, e até sabemos o automóvel que nos convém, se pudermos comprar. Sabemos o que devemos fazer para suportar o calor ou o frio. Falamos sobre as pessoas que conhecemos, sobre as suas acções sobre as coisas do meio em que nos envolvemos, e sobre os acontecimentos em geral, sabendo avaliá-los em bons ou maus.




O conhecimento científico:
Para uma melhor explicação do que é o conhecimento científico, nada melhor do que começar com a sua definição que num dicionário indica o seguinte, “ Conjunto de conhecimentos relativos a certas categorias de factos, objectos ou fenómenos que obedecem a leis e a que são susceptíveis de verificação”, querendo indicar que a ciência consiste principalmente em 3 passos:
Conhecimentos relativos aos fenómenos: trata-se de conhecimentos adquiridos a partir de observações rigorosas que possibilitam a compreensão objectiva dos fenómenos pelo conhecimento das causas e das condições em que ocorrem.
Obediência a leis: É a descoberta das causas e das condições em que os fenómenos são produzidos que permite a formulação de leis. Estas unificam de forma sistemática os fenómenos, pois que, sendo enunciados gerais, exprimem o que neles há de regular e constante.
Verificabilidade: Os conhecimentos só são científicos se forem metodicamente adquiridos. O método de aquisição inclui procedimentos que permitem validas as conclusões. Só depois desse processo de avaliação é que se podem enunciar as leis.






A ciência também conta os seus objectivos gerais, os principais e o estabelecimento das leis que reagem os fenómenos a fim de que estes possam ser compreendidos, previstos e controlados por 3 conceitos:

A compreensão dos fenómenos: Estes perdem o seu carácter desconhecido e misterioso. Conhecer cientificamente um fenómeno é saber como ele é, e encará-lo de modo positivo, sabendo explicá-lo em termos de causa e efeito,
A previsão: O Homem sente-se mais seguro ao saber da ocorrência de certos fenómenos e desenvolve esquemas que lhe permitam aproveita-los, se forem benéficos, ou a subtrair a sua acção, em caso contrário.
O controlo: O Homem obtém o domínio da Natureza. É possuidor das causas e das condições que originam os fenómenos, cria formas de as manipular de modo a incrementar o seu aparecimento, se isso lhe convém, ou a impedi-los, no caso de o aborrecer.


Características que confrontam os dois tipos de conhecimento:Conhecimento Vulgar Conhecimento Cientifico

· Acrítico Crítico

· Espontâneo Metódico

· Assistemático Sistemático


Método cientifico
A percepção, a intuição e a lógica são três armas utilizadas pelo Homem para aumentar o seu domínio sobre a Natureza. O método da ciência tem três variantes principais baseadas nestes três instrumentos.A investigação destas ciências faz-se com o método hipotético-dedutivo, o que implica o recurso à experiência e à dedução em que o cientista tem que organizar planos de experiência que incluem técnicas especiais de observação e a utilização de instrumentos auxiliares, de modo a controlar todo este processo de verificação experimental. Os procedimentos com maior grau de importância envolvidos no método experimental são as hipóteses e as suas verificações, ou seja, a primeira etapa do método científico consiste na observação crítica dos factos e questionamentos de modo a que se obtenha respostas, que são as hipóteses. Após a formulação da hipótese, o cientista procura informações específicas e reúne-as aos seus conhecimentos gerais, ou seja, a indução. Levantada a hipótese por indução, esta deve ser testada por novas observações ou/e experiências. Sendo confirmada a hipótese, esta torna-se uma teoria.




Para um melhor entendimento:
O método científico é composto dos seguintes elementos:
· Caracterização – Quantificações, observações e medidas.
· Hipóteses – Explicações hipotéticas das observações e medidas.
· Previsões – Deduções lógicas das hipóteses.
· Experiências – Testes dos três elementos acima.
O método científico consiste nos seguintes aspectos:
Observação – Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados.
Descrição – O ensaio precisa de ser capaz de ser reproduzido.
Previsão – As hipóteses precisam ser válidas para observações feitas no passado, no presente e no futuro.
Controle – Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
Falsificacionismo – Toda a hipótese tem que ser refutável. Ou seja, mesmo que haja um consenso sobre uma hipótese ou teoria, é necessário que se mantenha a possibilidade de refutá-la. Está fortemente associada ao facto de que uma teoria não é definitiva. Se novas observações refutam uma teoria, esta deve ser abandonada e novas hipóteses levantadas que expliquem todas as observações. É um dos elementos mais importantes do método científico.
Explicação das Causas – Na maioria das áreas da Ciência é necessário que haja causalidade. Nessas condições os seguintes requerimentos são vistos como importantes no entendimento científico.
Autor: Maria Abrunhosa e Miguel Leitão, livro “ Um outro olhar sobre o Mundo”,publicado em 2004Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
http://www.molwick.com/pt/metodos-cientificos/524-metodoscientificos.html

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